A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), criada através do Decreto no 49/98, de 22 de Setembro, sendo uma instituição do Estado com o papel de organizar, gerir e manter o mercado secundário centralizado de valores mobiliários, e que almeja tornar-se uma praça financeira de referência na oferta de produtos e serviços no mercado de capitais.
No cumprimento da sua missão, a BVM tem como prioridade estratégica fazer com que o mercado bolsista moçambicano aumente a sua capacidade de responder aos desafios impostos pelo crescimento e desenvolvimento económico, em termos de necessidade de investimento e financiamento do sector empresarial público e privado.
Para o alcance desse desiderato, mostra-se também necessário promover acções de pesquisa e investigação sobre matérias relacionadas com o Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, para que as decisões a tomar neste domínio sejam baseadas em evidências.
Tendo como objectivo disseminar informação e conhecimento sobre o Mercado de Capitais e Bolsa de Valores através do conhecimento científico que possa levantar e trazer propostas de soluções para os desafios que o mercado apresenta, a BVM pretende promover as Jornadas Científicas. jornada-Cientifica